13 julho 2012

Proposta de Atlas para mapear questões sobre meio ambiente

Matéria publicada no jornal Todo Dia de 13 de julho de 2012.

Vale explicar que esta proposta saiu da discussão do Fórum de Representantes da temática de Meio Ambiente do Orçamento Participativo de Campinas. Assim, como conselheiro no Conselho de Orçamento Participativo representando a temática ambiental, defenderei esta proposta.

Rafael Moya




OP propõe Atlas para mapear questões sobre meio ambiente

VÉRONIQUE HOURCADE - CAMPINAS



Mapear a cidade do ponto de vista ambiental, destacando áreas verdes preservadas, condições das áreas e pontos de contaminação. Esses são alguns dos pontos que devem integrar o Atlas Ambiental de Campinas, uma das reivindicações apresentadas na reunião do OP (Orçamento Participativo) que tratou de meio ambiente, realizada na terça-feira.

De acordo com Rafael Moya, 1º titular, o Atlas é uma importante ferramenta de gestão para tratar do meio ambiente. “Precisamos mapear todas as áreas, saber quais estão degradas, quais precisam ser preservadas. A prefeitura não tem essas informações”, comentou Moya.

Presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), ele lembrou que problemas como o vivenciado pelos moradores do Recanto dos Pássaros, em Barão Geraldo, que correm o risco de serem desalojados pela prefeitura sob a alegação de que estão vivendo em uma área de proteção ambiental, poderiam ser evitados com a existência do Atlas.



CONQUISTA

Segundo explicou, é a primeira vez que a questão ambiental é tratada no OP. Para ele, essa é uma conquista fundamental, com a possibilidade de garantia da destinação de recursos no Orçamento do município. Outra reivindicação é um programa contínuo de educação ambiental, com recursos garantidos para a sua aplicação. “A questão dos recursos é essencial. Foi a temática da Rio+20. É preciso ter fundos para a preservação do meio ambiente”, destacou.


COMDEMA

Na reunião do Condema, realizada na tarde de ontem, no Salão Vermelho da prefeitura, os conselheiros aprovaram uma resolução pela qual não autoriza a prefeitura a fazer mais doações de praças e parques públicos. “O Comdema tem esse poder de deliberação”, afirmou Moya.

Nenhum comentário: