11 maio 2012

Matéria da rádio CBN sobre a Mata de Santa Genebra em Campinas

Ouça esta Notícia


 Órgãos Municipais querem impedir possível exploração na Mata Santa Genebra
Rafael Pio, sexta-feira, 11 mai 2012 18:56
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e a Fundação José Pedro de Oliveira estão analisando formas para impedir que se façam pesquisas ou exploração de minérios na Mata Santa Genebra em Campinas, já que existem, pelo menos, oito pedidos para a atividade tramitando em órgãos da União e do Estado. Entre os problemas que podem ser causados estão os assoreamentos dos corpos de água, barulho que afete a vida animal e contaminação do solo. O presidente do COMDEMA Rafael Moya afirmou que se a atividade for autorizada pode significar o fim da Mata Santa Genebra.
Quem define a extração e comercialização do minério é o Ministério de Minas e Energia, mas o Conselho Municipal tem voz ativa e, segundo seu presidente Rafael Moya, precisa da prefeitura para ganhar força ao se manifestar contrário a autorização de extração.
Já o secretário de meio ambiente de Campinas, Hildebrando Hermann, afirmou que a área está embargada para qualquer atividade e os mineradores precisariam ganhar a batalha na justiça. Caso isso ocorra ele garante que a prefeitura analisará o estudo de impacto ambiental antes de tomar qualquer decisão.
A Mata de Santa Genebra em Campinas é considerada a segunda maior floresta urbana do Brasil com mais de 250 hectares de área.

 

Nenhum comentário: