07 novembro 2010

Democracia ou Plutocracia

A matéria abaixo, publicada no jornal Folha de São Paulo, me trás as seguintes conclusões:

1 - A necessidade de uma reforma política que coloque limites ao poder econômico e crie mecanismos de estímulos à participação popular.

2 - As raízes de grande parte da corrupção no Brasil foram aprofundadas nestas eleições. Por que uma empreitreira ou um banco fazem doações eleitorais? Por ideologia? Por amor a democracia?

3 - O modelo econômico concentrador de renda, predador de recursos naturais e desumanizador não terá nenhuma alteração, pois a maioria dos eleitos são funcionários deste modelo.

4 - Como conseqüência das três afirmações anteriores: A necessidade de que, as pessoas incomodadas com as coisas como estão, se engajem na construção de alternativas políticas que enfrentem esse modelo.

Se você não fizer nada, não reclame depois.

abraços,

Rafael Moya



07/11/2010 - 04h12


Construtoras ajudam a eleger 54% dos novos congressistas


DE SÃO PAULO

As empreiteiras mais que triplicaram o volume de doações para os políticos que se elegeram para o Congresso neste ano em relação a 2006. Dos congressistas eleitos, 54% receberam recursos das construtoras em 2010, um total de R$ 99,3 milhões, informa reportagem de Silvio Navarro e Breno Costa, publicada neste domingo pela Folha.

Levantamento feito pela Folha nas prestações de contas disponíveis no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que 306 congressistas que assumirão mandatos em fevereiro (264 deputados e 42 senadores) receberam contribuições de construtoras.

Há quatro anos, as empreiteiras declararam ter doado R$ 32,6 milhões (valores corrigidos pela inflação). A conta tem apenas uma ressalva: este ano foram disputadas 27 vagas a mais no Senado do que em 2006, quando foi eleito apenas um senador para cada Estado.

As empreiteiras superaram com folga outros tradicionais doadores, como bancos, mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio.

Nenhum comentário: