23 dezembro 2009

Amigos do Blog (que ainda não são tantos assim):

Segue um lindo poema do sempre genial Pablo Neruda. Que 2010 seja um ano que possamos continuar, cada vez com mais intensidade e eficiência, a luta por um Brasil justo e fraterno, onde a vida esteja acima do lucro.

grande abraço,

Rafael Moya
                                                                                                     


Tu lutarás                                                                                 







Este ano-novo, compatriota, é teu.


Nasceu mais de ti do que do tempo, escolhe


o melhor de tua vida e o entrega ao combate.


Este ano que caiu como morto em seu túmulo


não pode repousar com amor e com medo.


Este ano morto é ano de dores que acusam.


E quando suas raízes amargas, na hora


da festa, à noite, se desprenderem e caírem


e subir outro cristal ignorado até o vazio


de um ano que a tua vida encherá pouco a pouco,


dá-lhe a dignidade que requer a minha pátria,


a tua, esta estreiteza de vulcões e vinhos.


Eu não sou cidadão de meu país: me escrevem


que o clown indecoroso que governa apagou


com outros milhares de nomes o meu


das listas que eram as leis da República.


Meu nome está apagado para que eu não exista,


para que o torvo abutre da masmorra vote


e votem os bestiais encarregados que dão


pancadas e o tormento nos porões


do governo, para que votem bem garantidos


os mordomos, caporais, sócios


do negociante que entregou a Pátria.


Eu estou errante, vivo a angústia de estar longe


do preso e da flor, do h omem e da terra,


porém tu lutarás para apagar a mancha


de esterco sobre o mapa, tu lutarás sem dúvida


para que a vergonha deste tempo termine


e se abram as prisões do povo e se levantem


as asas da vitória traída.

Nenhum comentário: